Autores para se conhecer - Brandon Sanderson

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A todos os nerds de raiz que assim como eu são apaixonados por literatura fantástica, é inegável o fato de que com a crescente popularização de Game of Thrones mais e mais grandes obras estão sendo traduzidas para terras tupiniquins. E nós, reles mortais e amantes de uma boa literatura fantástica, apenas temos a ganhar com isso.

 

Tomando como base essa onda crescente de livros traduzidos no Brasil, pois lá fora eles já estão nas bancas há anos, nesse artigo eu separei um dos melhores autores (em minha nada humilde opinião) e todas as suas obras já lançadas por aqui. Brandon Sanderson!

O universo criado por Brandon Sanderson é algo espetacular e único, e não, não é algo da boca pra fora, você já vai entender o porquê. Mas antes de focarmos em seu "universo particular", vamos por ordem em seus livros que já foram lançados por aqui.

 

ELANTRIS

"Um mistério assola Elantris, a antiga capital de Arelon"

Elantris foi publicado no Brasil no ano de 2006, sendo o primeiro livro do autor a atingir o lado Sul da América.

A trama conta a história da decadente cidade de Elantris, outrora a capital do reino de Arelon, prospera, radiante e a morada de deuses, isso mesmo, deuses. Deuses que eram capazes de realizar feitos grandiosos com sua magia, capazes de curar quaisquer tipos de doenças e tudo o mais que quisessem realizar.

Porém há 10 anos a capital de Arelon caiu em desgraça, uma maldição que afetou a todos os moradores ali presentes a levarem uma vida de eterna dor e sofrimento. Com a desgraça de Elantris, é grande o número de pessoas que condenavam os "falsos deuses" de abusarem da divindade que as demais pessoas depositaram neles e por isso estavam recebendo o castigo divino. 

A história é contada do ponto de vista de três personagens marcantes. O príncipe Raoden, um príncipe bastante amado por seu povo, porém é afetado pela doença de Elantris e condenado a viver exilado na cidade amaldiçoada junto com seus habitantes. A princesa Sarene, de língua afiada e mente rápida, ela veio de um reino distante para seu casamento apenas para descobrir que seu príncipe prometido havia morrido. Hrathen, um sumo sacerdote derethi que tem como missão sagrada três meses para converter todo o reino de Arelon, caso contrário, o Sagrado Jaddeth (senhor de toda a criação) o destruiria.

Uma história repleta de politica, magia e religião, Elantris te prende do inicio ao fim, além de ser uma história única, um livro único, que não se utiliza das tão famosas "trilogias". Quem já leu recomenda fortemente, assim como eu estou fazendo agora mesmo!

 

MISTBORN

Mistborn é sem dúvida uma obra de arte a parte, e sem precedentes até hoje na história da literatura. Mas não apenas digo isso por opinião própria, mas são palavras do próprio autor.

Mistborn é feito para ser uma "trilogia de três partes". A primeira das três trilogias já foi lançada no Brasil, nela conhecemos toda a magia por trás do mundo de Mistborn, toda sua crença, heróis vilões e deuses. A segunda trilogia tem data marcada para chegar ao Brasil em Novembro (com lançamento previsto para a CCXP 2017), nessa segunda parte nós iremos conhecer mais sobre como a magia de Mistborn sobrevive no mundo moderno, com armas de fogo e automóveis. E por fim, a terceira trilogia (ainda sem data de lançamento) promete nos levar até viagens interplanetárias, onde a magia de Mistborn será utilizada para realizarem viagens até outros planetas.

Mistborn é uma obra única pelo simples fato de iniciar como uma literatura fantástica e terminar como uma obra de ficção cientifica. Nunca antes um autor havia tentado tal abordagem, mas, novamente, não precisa confiar em minhas palavras, ouça as próprias palavras do criador dessa obra fantástica:

 

 

Mas claro, vamos a apresentação dessa obra magnífica.

"Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra.

Ele falhou."

Essa descrição por si só já foi o suficiente para me fazer embarcar nessa obra e não parar mais de ler. A história gira em torno de Kelsier, um ladrão de ruas que devido a tragédias pessoais resolve montar uma equipe e botar fim a tirania do Senhor Soberano. Só há um problema no plano de Kelsier, o Senhor Soberano é o Deus vivo de sua própria religião e tido como imortal.

Kelsier é um personagem que você passa a gostar desde o primeiro paragrafo, é o tipo de herói que entra em uma luta de vida ou morte com um sorriso no rosto, conquistando a confiança de todos ao seu redor. Diferente de Vin, uma jovem extremamente habilidosa, que por ter vivido toda sua vida na rua, no meio de gangues e marginais possui problema para confiar em qualquer pessoa. E como não virar fã de Sazed? Um "Guardador" que possui o conhecimento de todas as religiões que já existiram e tem como objetivo passar seu conhecimento adiante assim que o Senhor Soberano cair e todos forem libertados de sua tirania. Além de todos os demais membros dessa incrível história que são tão marcantes quanto.

O sistema de magia criado por Sanderson é diferente do que estamos acostumados. Em Mistborn aqueles que possuem tal magia são conhecidos como "alomânticos". Alomâticos são aqueles que conseguem ingerir e "queimar" determinados metais, e com essa queima de metal em seu organismo, eles conseguem algum determinado tipo de "poder". Tais poderes vão desde habilidade de persuasão, habilidade de aumento de força, habilidade de repelir objetos metálicos, habilidade de enxergar o futuro, habilidade de intensificar um dos seu sentidos ao máximo, habilidade de identificar (e se esconder) de outras pessoas que estiverem usando seus poderes. E eis o que diferencia os poderosos de Mistborn, cada pessoa pode controlar uma dessas habilidades, a menos que ela controle TODAS essas habilidades, nesse caso eles são conhecidos como "Nascidos das Brumas", e são temidos por todos.

Mistborn é uma leitura obrigatória para todos aqueles que se dizem fãs de literatura fantástica, uma obra sem igual que apenas nos deixa com altas expectativas para a próxima trilogia que chegará em novembro.

 

CORAÇÃO DE AÇO

"Onde existirem vilões, existirão heróis. Aguarde. Eles virão."

Esse é sem dúvida um dos melhores livros que eu já li! Em parte por eu ser um fã assumido de histórias de super heróis e super vilões, mas também pela escrita ser tão viciante que você simplesmente não consegue parar de ler.

Misteriosamente pessoas da terra começaram a receber super poderes, mas ao contrário do que se podia esperar, todas essas pessoas tornaram-se vilãs. Conhecidos como "Épicos", eles levaram o mundo a uma completa ruína.

Um Épico cruel tomou para si a cidade de Chicago, virando seu ditador impiedoso, amedrontando a todos e sendo tido como imortal, sem nunca ter sido ferido. Exceto no acidente de dez anos atrás, no dia em que Coração de Aço se feriu, no dia em que o pai de David foi assassinado e ele testemunhou tudo. Agora seu único objetivo é entender como Coração de Aço foi ferido e acabar de vez com sua tirania.

Este é o primeiro livro da série "Executores", o segundo livro tem lançamento previsto para Setembro (no Brasil, pois lá fora é claro que toda a trilogia já está disponível para quem decidir encarar o inglês).

No vídeo abaixo você consegue ver um trailer totalmente insano sobre esse livro, o que só nos leva a um único pedido: FAÇAM DISSO UM FILME!

 

 

BÔNUS: COSMERE

Os livros citados acima são os únicos até então traduzidos do autor (que já possui mais de 20 livros lançados nos Estados Unidos). Apesar de cada obra por si só ser digna de adoração, isso ainda não é o diferencial ou o ponto máximo em que o autor atingiu, seu ápice é atingido por uma simples palavra: COSMERE

Cosmere se resume a, literalmente, um universo próprio criado por Sanderson:


Cosmere nada mais é que a junção de TODAS as obras lançadas por Sanderson. É como se cada obra dele (Mistborn, Elantris, etc) se passasse em um planeta próprio, e todos esses planetas fizessem parte do mesmo universo, o Cosmere.

A possibilidade de junção desses universos é grande, a terceira trilogia de Mistborn promete viagens interplanetárias, então não seria nenhuma surpresa se personagens de Mistborn fossem parar dentro do mundo de Elantris por exemplo. A ideia de dois livros, de duas culturas, de duas magias totalmente diferentes se encontrando é extremamente empolgante.

Mas a genialidade de Sanderson não para por ai.

Se você é uma daquelas pessoas que lê uma obra com um olhar apurado, e já leu as obras de Sanderson, é comum você se deparar em todos os livros dele com um personagem chamado Hoid, e pasme, é O MESMO personagem. Sanderson "esconde" um personagem bem diante de nossos olhos, Hoid é um personagem que tem a habilidade de viajar entre planetas, ele aparece em todas as obras de Sanderson, e com papeis importantes para a trama. E se você já tiver lido todas as obras em inglês do autor, é comum aparecer outros personagens no meio da história principal que estão a caça de Hoid, o que se assume que ele não é o único com a habilidade de viajar entre planetas.

Mas você pode estar se perguntando agora "E qual a história de Hoid?", e é exatamente isso que Sanderson promete nós contar futuramente. Sanderson já confirmou uma história de sete livros sobre a vida de Hoid, o que promete ser extremamente empolgante e irá nos fazer viajar por todas as obras de Sanderson na visão do misterioso Hoid.

 

A apresentação de Brandon Sanderson e de suas obras lançadas no Brasil chega ao fim, espero que todos tenham gostado e que já tenham encomendado seus exemplares de Sanderson para devorarem a leitura, com certeza não irão se arrepender.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS